[firebase-br] windows xp x conexoes

Valdir Marcos valdir.marcos em ig.com.br
Sex Out 24 11:04:55 -03 2008

Bom dia.

Windows XP não foi feito para ser servidor... pode até quebrar um galho, mas
não é servidor.
Quando a Microsoft bloquea o acesso à mais de 10 conexões (o que poderia ser
hackeado) é porque a performance dos serviços oferecidos em rede (como
impressoras compartilhadas, etc) ficam lento demais...

Quando você colocar a 11a máquina com Windows XP na rede, o "servidor
Windows XP" (até o SP2, ainda não vi nenhum caso com o SP3 que acaba de
sair) irá recusar qualquer comunicação Windows XP com ela via TCP/IP... ou
seja, o Firebird também não funcionava... e quando hackeado a comunicação na
rede era tão mal gerenciada que até a performance do Firebird ficava ruim...

Minha sugestão seria, supondo uma rede com 20 máquinas (ou menos) usando
Windows XP, coloque um servidor Linux (em modo texto) com 2 GB de ram apenas
como servidor do Firebird (também dá para colocar nesse pacote firewall,
roteamento e proxy) e você verá uma ótima performance mesmo usando aquelas
máquinas porcarias de mil reais. Evite colocar ambiente grático em máquina
porcaria porque ele consome muito processamento e memória da máquina.

Um abraço,

Valdir