[firebase-br] Banco de Dados na Internet

Douglas Tosi douglasht em gmail.com
Qui Out 23 14:06:50 -03 2008

2008/10/23 Eduardo Bahiense <eduardo em icontroller.com.br>:
> 2. Utilizando pool de conexões, você trabalha com 200 ou mais usuários
> pendurados com apenas 5 instâncias do classic rodando, por exemplo.

E aí o problema do cache dedicado no classic quase desaparece.
Porque ao invés de 200 caches dedicados, fica-se com 5 caches que na
prática são compartilhados por todos os 200 usuários.
O que é "quase" ótimo.
Digo quase porque nesse contexto pode acontecer de um determinado
usuário acessar um conjunto de dados através da conexão A e logo em
seguida requisitar novamente o mesmo conjunto.
Só que a segunda requisição foi alocada para a conexão B, que não
tinha aquele conjunto em cache. Logo, será necessária nova carga dos
dados para o cache.

É claro que varia para cada aplicação, mas nesse contexto eu tenderia
a usar o superserver para tirar proveito do cache compartilhado.

> O maior problema que vejo é o aculturamento da equipe de desenvolvimento:
> saber o quê fica em que lugar. Há uma tendência, por vício, de se trabalhar
> com queries no cliente e isso deixa de ser 3 camadas, então o pessoal faz
> funções onde passam uma querie e esperam um result set. Algo do tipo:

+1
Treinamento da equipe para mudança de hábitos (e vícios) é essencial.

Douglas Tosi
www.sinatica.com