[firebase-br] Senha

Valdir Marcos valdir.marcos em ig.com.br
Dom Out 19 16:36:43 -03 2008

Boa tarde.

Até o Firebird 2.1.1 não existe nada nesse sentido.

Com exceção dos arquivos do banqueiro Daniel Dantas apreendidos pela Polícia
Federal,
http://br-linux.org/2008/criptografia-pericia-nao-consegue-acessar-os-arquivos-de-daniel-dantas/,
raramente arquivos ou servidores sobrevivem imaculados após o acesso
físico por parte do intruso... he he he

As soluções de senha do MS SQL Server, Oracle, DB2, CA Caché, entre outros
bancos de dados servem contra usuários comuns ou dbas inexperientes...
pesquisando no Google é possível quebrar a segurança da maioria deles...
assim como comprar ferramentas para isso ou contratar profissionais para dar
conta do serviço...

Qualquer um que fizer cursos de segurança na área de TI aprenderá que a
primeira regra de segurança é nunca deixar o invasor ter acesso físico aos
servidores ou arquivos... ou seja, o básico é colocar o servidor numa sala
isolada, criptografar o filessystem, permitir somente aos administradores o
acesso diretamente no servidor e via rede aos arquivos ou banco de dados
sigilosos...

No tocante à segurança, você encontrará  melhores respostas em fóruns sobre
segurança, servidores, linux, bsd e unix.

Boa sorte.

Um abraço,

Valdir