[firebase-br] RES: RES: urgente ajuda sobre o firebird

Marco antonio marcobolacha em vicoldobrasil.com.br
Qui Out 16 17:03:04 -03 2008

Rodrigo posso falar com vc em PVT
marcobolacha em yahoo.com.br

-----Mensagem original-----
De: lista-bounces em firebase.com.br [mailto:lista-bounces em firebase.com.br] Em
nome de Rodrigo A. de Freitas
Enviada em: quinta-feira, 16 de outubro de 2008 16:59
Para: 'FireBase'
Assunto: [firebase-br] RES: urgente ajuda sobre o firebird

Agüenta, ô se agüenta !

Eu tenho um cliente onde a base atual está em 2.2 Gb, e crescendo à razão de
300 mb por mês. Eles tem perto de 100 operadores do sistema, que é todo
desenvolvido em Delphi com FIBPlus e utilizando Client/Server. O sistema
trabalha de forma pesada com Stored Procedures e há dezenas de usuários
gerando relatórios e consultas pesadas ao longo do dia.

Daqui uma semana mais 70 operadores serão agregados ao sistema, além de uma
interface Web desenvolvida em PHP que irá atender um fluxo de
aproximadamente 400 acessos por dia.

Eu tive problemas de desempenho há cerca de 3 meses, que se deviam a dois
motivos: um controle transacional ruim da aplicação e uma estrutura de
informática subdimensionada no cliente. Resolvemos revisando todo o controle
transacional da aplicação e com a aquisição de um servidor novo exclusivo
pro banco de dados: dois processadores Xeon Quad Core, 8 Gb de RAM, duas HDs
SAS 10k RPM, rodando Debian 64 bits com FB CS 2.1.1 64 bits.

Digo uma coisa: uma boa modelagem da base de dados e um bom controle
transacional são fundamentais para manter o desempenho do sistema, mais até
que o servidor onde ele está alocado. Hoje, por exemplo, eu pago o preço por
coisas que passaram em branco na época em que o BD estava sendo modelado.

Assegure-se também que a estrutura física da rede onde seu programa irá
rodar é boa, especialmente se ele for Client/Server. Cabos e conectores de
baixa qualidade, cabeamento que cruza com a rede elétrica no meio do
caminho, switches vagabundos, tudo isso colabora para uma queda de
performance da aplicação, que poderá facilmente levar a culpa por conta dos
responsáveis de TI do seu cliente.

Abraços,

Rodrigo A. de Freitas
Análise & Desenvolvimento