[firebase-br] Atualizador de banco de dados (dados e metadados)

Daniel Sonda daniel em mhnet.com.br
Qui Out 16 17:31:07 -03 2008

Olá lista,

Estou idealizando um atualizador para banco de dados e gostaria da
opinião de vcs sobre a seguinte dúvida:

Posso, através de comandos SQL, consultar qualquer estado ou existência
de dados ou metadados em um banco de dados Firebird, de maneira que o
resultado dessa consulta possa ser analisado como um valor lógico
(booleano)?

Exemplos:
  Testar a existência de trigger, stored procedures, tabelas, campos ou
quaisquer outros itens possíveis.
  Verificar tipo/domínio/tamanho de campos ou qualquer outro item possível.

Portanto, alguém sabe ou imagina algo que não possa ser verificado
através de instruções SELECT em tabelas do usuário ou de sistema?

--
Att.
Daniel Sonda