[firebase-br] Banco de Dados na Internet

Douglas Tosi douglasht em gmail.com
Qui Out 16 15:03:42 -03 2008

On Thu, Oct 16, 2008 at 11:26 AM, Paulo Sérgo Feix
<paulinhofeix em gmail.com> wrote:
> Pessoal estou precisando de informação, a respeito do firebird, na Internet,
> tenho que por o meu sistema via Internet, tipo na filial que fica em outra
> cidade eu colocaria no terminal somente o exe, dll do sistema, e o banco de
> dados deixaria num servidor na internet.
> a pergunta é o seguinte como funciona esta questão, do banco de dados na
> internet, quais são os requisitos, e como se configura este banco de dados
> com o delphi 7

Paulo, se a sua aplicação é duas camadas, você tem que configurar a
infraestrutura de internet no lado do servidor do Firebird para que a
porta que o Firebird usa (o padrão é 3050) seja exposta na internet.
No lado do client, certifique-se que a máquina tem acesso de saída na
porta 3050 (ex. alguns firewalls permitem apenas que os clients se
conectem na porta 80 que é de webservers).
Aí para conectar, ao invés do seu client se conectar em
servidor:c:\meubanco.fdb ele vai conectar em
200.10.15.16:c:\meubanco.fdb, onde 200.20.15.16 você substitui pelo IP
correto que o servidor tem.

Mas este é um método não muito seguro pois todo o tráfego do banco de
dados estaria circulando livremente e sem criptografia pela internet.

Agora, aumentando um pouco a segurança (e a complexidade), é ideal uma
VPN para este cenário.

Isto aqui está *beem* resumido. É só pra te dar uma idéia de onde
começar a pesquisar.
É certo que deve ter algumas explicações mais longas e completas já postadas.

hth,
--
Douglas Tosi
www.sinatica.com