[firebase-br] Dúvidas na Migração do Firebird 1.5 para o 2.1

Paulo - yahoo psdias2 em yahoo.com.br
Qui Out 16 10:39:21 -03 2008

> Tenho lido alguns posts dizendo que a partir da versão  2.0 não serão mais
> aceitos select's sem a cláusula 'where', isso procede ?

O Cantu já respondeu que não (ainda bem...)

> Atualmente armazeno as regras de negócios no próprio banco de dados e
> tenho algumas tabelas que possuem somente um único registro e que seus
> valores são
> resgatados com um simples 'select campo from tabela', sem cláusula where
> definida.
> Qual seria a solução indicada para esse caso? Seria uma boa prática
> escrever o select dessa forma 'select campo from tabela where 1=1'?

Quando eu utilizava o InterBase, percebi que usar "WHERE 1 = 1" (ou 0 = 0,
etc.) às vezes deixava o SELECT demorado
(quando a tabela tinha muitos registros - o que parece não ser seu caso).
Passei a usar "WHERE CAMPO_CHAVE IS NULL"
(onde CAMPO_CHAVE é o nome do campo-chave da tabela) e a performance
melhorava enormemente.

Paulo