[firebase-br] Sobre a migração do fb 1.55 para o 2.1 - Solução

Kleber Caneva kdcc em terra.com.br
Ter Out 14 11:37:31 -03 2008

Fausto havia me esquecido desse detalhe, um conhecido comentou sobre o
problema, mas eu não lembrei..

Você usa o SQLDataSet correto ?
Eu tenho usado sem problemas o FB 2.1.1 com o D7 e DBX, mas eu utilizo o
componente SQLQuery ao invés do SQLDataSet.
A diferença é exatamente isso, no SQLQuery ele já vem desabilitado o
GetMetaData.

[]´s

Kléber Caneva

----- Original Message -----
From: "Fausto" <fausto.s.a em uol.com.br>
To: <lista em firebase.com.br>
Sent: Monday, October 13, 2008 8:17 PM
Subject: [firebase-br] Sobre a migração do fb 1.55 para o 2.1 - Solução

Depois de várias tentativas, como driver dbexpress nativo do Delphi 7,eu
consegui fazer minha aplicação funcionar, mas muito mal.
Aparece vários erros do nada, tem horas que as tabelas abrem hora não.
Resolvi então baixar uma demo do site da corelab, e qual não foi minha
surpresa, funcionou perfeitamente.
Os erros que resultam do drive nativo do dbx, pelo menos no delphi 7,
podem ser resolvidos desabilitando a propriedade
*GetMetadata* para True do componente TSQLDataSet, esta informação foi o
próprio Dimitri quem deu, em um forum sobre firebird.
Mas devido a pressa em atualizar para a nova versão do FB, não me
aventurei muito a fazer testes devido a esta afirmação no help do
próprio delphi:
Use GetMetadata to turn on or off the fetching of metadata on a database
object. Setting GetMetadata to False will improve performance because no
additional SQL will execute in order to get index information. However,
setting GetMetadata to False might slow any attempts to update data
using a client dataset that is linked via a dataset provider because the
resolver might not generate optimized SQL to perform the update.
Ele também foi bem claro qto ao uso do driver nativo do delphi, visto
que o a Codegear/Embarcadero não tem nenhum compromisso em manter a
compatibilidade com o Firebird e sim como Interbase.

Portanto, amigos, até o firebird 2.0, o driver dbexpress nativo do
delphi, creio que até mesmo o dbx4.0 que esta no delphi 2007, funciona,
mas a versão 2.1 do Firebird não.
E por utilizar ele em larga escala, e por ser um SGDB de fácil
instalação e manutenção creio que compensa sim o investimento em um
driver de terceiros.

--
Fausto Alves
Franca-SP

E-mail verificado pelo Terra Anti-Spam.
Para classificar esta mensagem como spam ou não spam, visite
http://mail.terra.com.br/cgi-bin/reportspam.cgi?+_d=SCY0NDU0NzM0I3Blcm0hdGVycmEmMSwxMjIzOTQzNjIxLjI0NTQ0MS4xNDM2MS5ib3ByZS50ZXJyYS5jb20sNTkwOA==
Verifique periodicamente a pasta Spam para garantir que apenas mensagens
indesejadas sejam classificadas como Spam.