[firebase-br] Como distribuir um sistema feito em Delphi, que utiliza o FireBird como base de dados

Cleidson cleidson em zmed.com.br
Seg Out 13 16:21:20 -03 2008

Paulo,

Eu distribuo, via internet um sistema que usa Firebird. O método que
adotei foi o seguinte:

Eu usava o innosetup pra após instalar o meu sistema, ele instalava o
firebird no modo silent (instala sem te perguntar nada). Mas
ocasionalmente eu tinha alguns problemas com isso, porque em alguns
clientes já existia uma outra versao do Firebird ou Interbase rodando, o
que fazia com que o meu servidor nao rodasse.

O que fiz entao, adotei a versao 2.1 do firebird. E crio a minha propria
instancia do servidor, e com uma porta diferente da padrao. Nesse caso,
nao interessa se o cliente tem outra versao do servidor na maquina dele,
a minha sempre vai servir à minha aplicacao independente de qualquer coisa.

E quanto ao banco, no meu caso, envio um arquivo vazio junto na instalação.