[firebase-br] Dúvida sober migração de 1.55 para 2.1

Eduardo Bahiense eduardo em icontroller.com.br
Qua Out 8 02:08:21 -03 2008

Oi Fausto

Aqui migramos primeiro para o 2.04 e depois pro 2.1.
Não tivemos problemas. Existe um script na distro do 2.1 que tem que ser
rodado se você tiver SP's ou triggers com caracteres acentuados. Isto
está bem documentado no 2.1 em "C:\Arquivos de
programas\Firebird\Firebird_2_1\misc\upgrade\metadata" e funciona muito bem.

O 2.1 vem com diversas funções nativas que dispensam o uso de udfs:
LPAD, RPAD, TRIM, MOD, entre outras. Existem umas funções novas REPLACE,
POSITION e OVERLAY que quebram um galhão, além do UPDATE OR INSERT.

No nosso caso, usávamos a ib_udf2 e dropamos as entradas para as udfs
que agora são nativas.

Outra coisa que deu um trabalhinho foi algumas palavras reservadas
novas, tipo "LOG", pois virou função nativa. Usávamos, icompetentemente,
este nome para campos de "LOGgradouro". Isso não causou nenhum problema,
mas ainda assim trocamos o nome do campo.

Não tivemos problemas com nenhum SELECT que usávamos, mesmo sem WHERE,
mas já faz tempo que somos cuidadosos com os alias, pois o 1.5 já
endureceu nesse sentido.

Espero ter ajudado, qualquer coisa, vc tem o meu MSN.

Abraço

Eduardo