[firebase-br] Res: 1 para N

Fabio Pessini Frosi fabiofrosi em bol.com.br
Sex Out 3 17:16:30 -03 2008

Realmente você tem ração Forrest.
Eu não tinha pensado do jeito que você pensou, se eu
fosse fazer agora, eu colocaria mais o tipo como chave primária e resolveria
aí esse possível problema que um
dia poderia acontecer.

----- Original Message -----
From: "Forrest®" <fernando.bg em gmail.com>
To: <lista em firebase.com.br>
Sent: Friday, October 03, 2008 3:30 PM
Subject: Re: [firebase-br] Res: 1 para N

Fabio Pessini Frosi wrote:

> Usa o o telefone como chave primária, que aí vc não vai poder repetir
> o mesmo telefone para o mesmo cliente.
>
> TABELA CLIENTE
> codcliente PK
> nome
> end
> etc
>
> TABELA FONES
> numeroTelefone PK
> codcliente FK PK
> tipo
> etc

Sou a favor de usar dessa forma também Fabio.
Garante que ele não tenha telefones repetidos mas pensando mais um
pouco como ele mesmo colocou na tabela tem um campo tipo que eu imagino
ser (Residencial, Comercial, Fax, Celular.... etc). Então pensando um
pouco ele pode ter um telefone comercial igual ao fax ou ele colocar o
tipo como chave também ou cria um campo item que vai ser sequencial e
na hora de fazer o insert verificar se aquele número já existe para
aquele tipo.