[firebase-br] [1/2 OFF] Lazarus X Delphi

Silvio Clécio silvioprog em gmail.com
Qui Nov 27 15:52:41 -03 2008

Olá pessoal,

Eu encaminhei as conversas abaixo para estimular vocês em
relação ao projeto Lazarus, pois é um direito de todos terem
um software livre, e crescer este ramo TI, já que o Lazarus/FPC são open
source, alunos e desenvolvedores poderão modificar e postar para ser
acrescentado no projeto. (O que me faz acreditar no Lazarus é, em especial,
um projeto Firebird da vida, e olhe que nem citei o Linux :-) ).

*** Meu maior egoismo é querer ajudar (Raul Seixas) ***
____________ _________ _________ __
Olá XXXXXX,

Brother, quando eu fiz o download do Lazarus há um ano, eu
achei estranho algumas coisas dele, por ex: o tamanho do EXE, que hoje vi o
porquê,
as DCU's ficam dentro do EXE (um brother me explicou), para acelerar o
desenvolvimento, no fim do
projeto, se o desenvolvedor quiser retirar as DCU's do EXE, é só usar o
"Strip.exe"
do FPC, eu até tenho um demo mostrando isso no site que vou inaugurar até o
fim
deste ano.

Foi um amigo da lista que me indicou o Lazarus novamente,
eu já conhecia, mas não sabia que o projeto havia evoluído tanto, fruto de
uma comunidade
unida, tipo a do Firebird.

>. Da para desenvolver sistema comercial com a versão
atual?

Sim, já estou migrando dois que comecei em Delphi. Vou
sempre postar nos fóruns as novidades/dúvidas, isso é uma promessa que fiz
comigo
mesmo e a Deus.

>. Quanto a acesso a dados, no Delphi tem a tecnologia
Dbexpress e no Lazarus, emfim a
>integração com os SGDB´s?

Tem sim, ele acessa
nativamente o Firebird, MySQL, Oracle e etc.

Eu uso o Zeos porque quero que o projeto seja expandido
também, no que depender de mim; ele terá uma colaboração ativa.

>. Ferramentas para relatórios?

Tem tb, o FreeReport bem mais melhorado, hoje se chama
LazReport.

>. Quanto a componentes, pois pelo que tenho visto no
Delphi tem-se muita coisa para >ajudar?

Acho que em relação à ajuda sobre componentes, o Lazarus
está ganhando do Delphi, você entende, é cultural em nosso país optar por
coisas grátis, veja a comunidade Firebird, o Lazarus está da mesma forma, e
interagindo com as outras comunidades, pense num projeto que dá gosto!

Faça seu cadastro em fóruns Lazarus, e baixe uma
cópia para você em:

http://snapshots. lazarus.shikami.
org/lazarus/<http://snapshots.lazarus.shikami.org/lazarus/>

Pode contar comigo nessa caminhada pela liberdade!

____________ _________ _________ __
Olá XXXX,

>Bom dia Silvio, obrigado por responder. Eu consegui resolver o problema.
Encontrei as dcus que estavam >faltando na internet. Esta rodando
perfeitamente em Delphi 7. Por acaso vc já testou em Delphi2006?

Testei sim, só que ultimamente não estou usando muito
o Delphi, acho que você está acompanhando as threads sobre Lazarus X
Delphi:

Pegue um cópia para você, é grátis, vamos dar rumo a caminhada pela
liberdade!:
http://snapshots. lazarus.shikami.
org/lazarus/<http://snapshots.lazarus.shikami.org/lazarus/>

Eu
acho que já tem um "VideoCap" para o Lazarus, se não tiver, eu mesmo
faço questão de migrar o VideoCap do Delphi para ele, é muito
gratificante a emoção de "ajudar incondicionalmente" , não tem dinheiro
no mundo que pague esta gratificação.

É isso, uma força ao Pascal! (a idéia do criador do Pascal: facilitar a vida
de desenvolvedores, e o Lazarus está fazendo jus a isso), eu já estou
fazendo minha parte.

Um grande abraço a todos!
Silvio Clécio