[firebase-br] RES: Questionario X Respostas

Marcelo Moreira marcelo em easysistemasmg.com.br
Qua Nov 26 17:08:22 -03 2008

Douglas

Minha preocupação com a tabela de respostas é porque da maneira que eu estou
querendo fazer ela vai ficar monstruosa de grande, vamos imaginar que vai
ter um questionário cadastrado com 30 perguntas então respondendo o
questionário uma vez na tabela de respostas eu teria 30 linhas, respondendo
duas vezes eu teria 60 linhas, e por ai vai. O que acontece é que o numero
de clientes que vão responder este e outros questionários que vou ter no
sistema é muito grande logo se eu imaginar:

20.000 clientes respondendo um questionário de 30 perguntas eu vou ter na
tabela de respostas 600.000 linhas isso construindo o sistema da primeira
maneira que imaginei ágoras se eu fizer as respostas em coluna para a mesma
situação:
20.000 clientes respondendo um questionário de 30 perguntas eu vou ter na
tabela de respostas 20.000 linhas.

A preocupação é que estes questionários podem não ser respondidos logo no
primeiro contato com o cliente ou seja quando necessitar de um segundo
contato eu vou ter de fazer um select na tabela de respostas para trazer as
linhas referente a este cliente e tenho medo da consulta com o passar do
tempo ir ficando bem demorada.

Espero que tenha conseguido expor minhas duvidas.

Obrigado pela atenção Douglas.

Abraços