[firebase-br] Questionario X Respostas

Marcelo Moreira marcelo em easysistemasmg.com.br
Ter Nov 25 11:47:47 -03 2008

Senhores,

Bom dia!

Estou precisando desenvolver em um sistema uma rotina para pesquisas
diversas, onde um administrador vai cadastrar algumas perguntas e estas
serão distribuídas para algumas atendentes de telemarketing. Estou pensando
em fazer este processo usando 3 tabelas que seriam:

QUESTIONARIO

ID_QUESTIONARIO

DESCRICAO

DATA

ID_USUARIO

QUESTIONARIO_PERGUNTA

ID_QUESTIONARIO_PERGUNTA

ID_QUESTIONARIO

DESCRICAO

TIPO_PERGUNTA [Se vai ser um texto, data, numero, valor monetário]

QUESTIONARIO_RESPOSTA

ID_QUESTIONARIO_RESPOSTA

ID_QUESTIONARIO_PERGUNTA

RESPOSTA

ID_CLIENTE [Cliente que responder o questionário]

ID_USUARIO

Acredito que desta maneira eu possa cadastrar questionários com numero de
perguntas indeterminados, a minha preocupação é que a tabela de respostas
vai ficar muito grande em um espaço muito pequeno de tempo. Tinha pensado
também em fazer as respostas em colunas mas para isso eu teria de fixar um
numero Maximo de perguntas.

Estou meio perdido e preocupado pois meu tempo é curto e acredito que este
seja um caminho sem volta.

Atenciosamente,

Marcelo Moreira