[firebase-br] Ajudinha com relacionamento

Anderson infosag em terra.com.br
Qui Nov 20 23:51:54 -03 2008

amigo queres o select pra fazer isso ou a instrucao em delphi para que isso
aconteça ??

----- Original Message -----
From: "...fabinho" <gatas.cheguei em uol.com.br>
To: "lista" <lista em firebase.com.br>
Sent: Thursday, November 20, 2008 5:52 PM
Subject: [firebase-br] Ajudinha com relacionamento

Senhores, possuo duas tabelas com relação muitos-para-muitos, tabela
Clientes e tabela Modalidades. Para trabalhar com elas, criei a tabela
Modcli. Até aí tudo bem, consigo cadastrar os clientes em suas modalidades e
vice-versa.

Acontece que, no meu form que é exibido o dbgrid com a tabela Clientes, eu
gostaria que logo abaixo ter um outro dbgrid exibindo as respectivas
modalidades desses clientes. Ou seja, quando eu estiver navegando no cliente
João, o outro dbgrid exiba as modalidades nais quais o João está vinculado.

Abaixo seguem as tabelas:

==== Tabela CLIENTES
CLIEN_CODIGO  INTEGER not null primary key
CLIEN_NOME VARCHAR(50) NOT NULL

==== Tabela MODALIDADES
MODAL_CODIGO     INTEGER NOT NULL PRIMARY KEY
MODAL_DESCRICAO  VARCHAR(50)

==== Tabela MODCLI
MODCL_CODIGOCLIENTE   INTEGER NOT NULL PRIMARY KEY
MODCL_CODIGOMODALIDADE  INTEGER NOT NULL PRIMARY KEY
* Esses dois campos tb tem chaves estrangeiras referenciando
CLIENTES.CLIEN_CODIGO e MODALIDADES.MODAL_DESCRICAO, respectivamente.

grato,

Fabio.