[firebase-br] Pegar Código de autonumeração

Sandro sandro_rebelo em ibest.com.br
Dom Nov 16 21:30:26 -03 2008

Conseguir fazer esse teste usando usando IBSQL pois uso IBX, com o
componente IBQUERY eu não consegui, mas segue ai um exemplo:

IBSQL1.Close;
IBSQL1sql.clear;
IBSQL1.SQL.Add('INSERT INTO TESTE (CODIGO, NOME) VALUES
(GEN_ID(CODIGO_CLIENTE,1),''TESTANDO'') RETURNING CODIGO');
IBSQL1.ExecQuery;
ibtransaction1.CommitRetaining;
edit1.text := q2.FieldByName('CODIGO').AsString;

----- Original Message -----
From: "Paulo" <receber.apenas.spam em gmail.com>
To: <lista em firebase.com.br>
Sent: Sunday, November 16, 2008 3:52 PM
Subject: [firebase-br] Pegar Código de autonumeração

Boa tarde!
Pessoal, tenho uma tabela chamada "ORDEM_DE_SERVICO",com um campo chamado
"ORDEM" que é autonumeração.

Eu começo fazendo um "Insert INTO ORDEM_DE_SERVICO (NOME_CLIENTE) VALUES
('1')", até ai, tudo bem, mas, tem como nesse mesmo update, ele me devolver
o numero gerado automaticamente (autonumeração) no campo "ORDEM" desse
registro criado?

Poderia até mesmo fazer um select que me retornasse o ultimo registro, para
pegar qual a ultima criada, mas, nisso, outros poderiam ser gerados nesse
meio tempo, o que daria erro... no SQL Server é possível buscar, no mesmo
insert, por isso, o Firebird deve ter algum meio Tb!

Grande abraço atodos