[firebase-br] Tunning no Debian 4

Welkson Renny de Medeiros welkson em gmail.com
Sex Nov 14 11:36:47 -03 2008

Douglas,

O servidor é um CORE 2 QUAD com 2GB de RAM.
SO como mencionado o Debian 4

Meu teste não pode ser considerado um benchmarking, já que não testei a
procedure em "mesmas condições".

O server Debian não roda NADA... fiz instalação básica... o único processo
extra que tá rodando em um SSH e o SAMBA que instalei... mesmo assim não
está sendo utilizado.

No Windows 2003 a máquina é bem inferior (PENTIUM 4 2Gb RAM)... a mesma está
em péssimas condições para servidor de banco (cheia de processos: AD,
Antivirus, IIS, etc)... o banco já está em produção nela +- 20 usuários
simultâneos.... mesmo assim, se eu rodar o MESMO select nela e no Linux o
Windows ganha. A versão do FB no Windows é 2.0.3 SS.

No Linux testei com a versão CS (2.1)... o processo do fb no momento do
select ficou em 100% de CPU (vi usando o TOP)... conectei outra instância do
meu aplicativo e vi que ele não ficou lento (o novo processo do fb deve ter
ficado em outro processador). O I/O aparentemente não está atrapalhando,
pois consigo rodar outras querys durante a execução da procedure sem
qualquer lentidão.

Em resumo pessoal, estou só compartilhando esse caso com vocês pra ver se
alguém já viu algo parecido... pela lógica não tem como um FB no Windows
rodar mais rápido que no Linux (o linux sem GUI, sem toda aquela
parafernalha do Windows)... isso com o Linux com uma máquina com o dobro de
potência... foi só isso que estranhei =)

Uma última coisa... testei também a versão NPTL e SS no Linux, mas não teve
qualquer diferença... percebi agora que no Windows eu uso sweep manual
(sweep interval = 0, batch a cada 5 horas)... mas acredito que isso não seja
o motivo.

Mas sem bronca... se ninguém tiver uma dica mesmo assim vou migrar para
Linux e aguardar a versão nova do FB.

Abraço,

Welkson