[firebase-br] Firebird+IBX+ClientDataSet - Meio OFF

Sandro oleber.itajai em gmail.com
Ter Nov 11 10:42:46 -03 2008

Não é permitido alterar um valor de um campo do clientdataset quando este
campo está associado a um campo calculado da query.

Acho que é isso.
----- Original Message -----
From: "Fabrício Fadel Kammer" <ffkammer em conchalnet.com.br>
To: "Lista Firebase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Monday, November 10, 2008 5:59 PM
Subject: [firebase-br] Firebird+IBX+ClientDataSet - Meio OFF

Boa tarde pessoal, quero deixar meu sistema com transações menores
possível, para tanto estou migrando a forma de acesso aos dados do
TIBDataSet para TIBQuery+TDataProvider+TClientDataSet.

Só que estou com um problema há 4 dias que não consigo resolver, se
alguém na lista puder me auxiliar:

Quando dou um post no ClientDataSet recebo a mensagem: "trying to modify
a read-only field". O problema é que nenhum campo no TField está com a
propriedade ReadOnly=true. Também alterei o ProvideFlags dos campos que
não quero que sejam atualizados no banco pelo ClientDataSet (Campos
calculados do Firebird).

Em meu sistema eu calculo os valores dos campos calculados do Firebird e
altero esses campos para que, durante a inclusão de uma venda, os totais
(campos calculados) sejam exibidos. Usava isso com ClientDataSet e
funcionava perfeitamente bem, porém agora com o ClientDataset, na hora
que dou um post recebo a mensagem informada acima.

Estou colocando todos os campos no TFields, e todos eles estão com os
flags required=false e readonly=false. Os campos calculados do Firebird
eu deixei o ProviderFlags em branco (todas opções false).

Algum colega da lista poderia me ajudar?

Obrigado

Fabrício