[firebase-br] Firebird+IBX+ClientDataSet - Meio OFF

Fabrício Fadel Kammer ffkammer em conchalnet.com.br
Seg Nov 10 17:59:55 -03 2008

Boa tarde pessoal, quero deixar meu sistema com transações menores
possível, para tanto estou migrando a forma de acesso aos dados do
TIBDataSet para TIBQuery+TDataProvider+TClientDataSet.

Só que estou com um problema há 4 dias que não consigo resolver, se
alguém na lista puder me auxiliar:

Quando dou um post no ClientDataSet recebo a mensagem: "trying to modify
a read-only field". O problema é que nenhum campo no TField está com a
propriedade ReadOnly=true. Também alterei o ProvideFlags dos campos que
não quero que sejam atualizados no banco pelo ClientDataSet (Campos
calculados do Firebird).

Em meu sistema eu calculo os valores dos campos calculados do Firebird e
altero esses campos para que, durante a inclusão de uma venda, os totais
(campos calculados) sejam exibidos. Usava isso com ClientDataSet e
funcionava perfeitamente bem, porém agora com o ClientDataset, na hora
que dou um post recebo a mensagem informada acima.

Estou colocando todos os campos no TFields, e todos eles estão com os
flags required=false e readonly=false. Os campos calculados do Firebird
eu deixei o ProviderFlags em branco (todas opções false).

Algum colega da lista poderia me ajudar?

Obrigado

Fabrício