[firebase-br] Enxugar BD...

Eduardo Jedliczka - TeamFB jedyfb em gmail.com
Qua Maio 28 18:07:25 -03 2008

ops... No meu post anterior, onde se lê:

...num banco de dados "de verdade" a segurança do banco está
relacionada à segurança do Banco de dados ...

deveria ser:

...num banco de dados "de verdade" a segurança do banco está relacionada
à segurança do Sistema Operacional (e do equipamento físico) ...

Sem mais

Eduardo Jedliczka

-- - - - -

Osvaldo,

acho que não fui muito claro...

nenhum banco de dados "profissional" (servidor) possui recurso para
compactar (enxugar) o BD... isto é coisa de Sistema DESKTOP com dados
locais.

OU seja, oracle, DB/2, SQL Server, entre outros, não possuiem (e não
precisam) recursos para esta finalidade... Pelo contrário, é comum
alocar um espaço em disco maior do que se faz necessário, para conseguir
performance extra (reduzindo as interações com o Sistema Operacional
para "aumentar" e/ou "diminuir" o tamando do arquivo físico em disco)

Quanto à criptografia, isto também é algo polêmico, e são poucos bancos
de dados (pelo menos nas suas versões não-enterprise) que dispôe deste
recurso... isto também é coisa de aplicações DESKTOP onde não há um
administrador de rede ou qualquer um tem acesso ao servidor. Num banco
de dados "de verdade" a segurança do banco está relacionada à segurança
do Banco de dados (veja só o caso do oracle, a maioria dos servidores
que eu conheço aceitam localmente o login do SYSDBA sem usuário e senha,
quando utilizado o administrador do sistema operacional)

Com relação à select (e por que não sonhar, inserts, updates e deletes)
multi-banco, já tem décadas de pedidos e usuários frustrados... Todo
banco grande possui isto! Muitas empresas não adotam o FB por falta
disto, só que é algo extremamente complexo de se resolver.

Mas esta é a minha opnião (e acredito que muitos dos desenvolvedores do
FB pensam mais ou menos nesta linha de raciocínio)

Sucesso,

Eduardo Jedliczka