[firebase-br] Criação de Banco de Dados em FireBird

Forrest® fernando.bg em gmail.com
Qua Maio 28 17:16:18 -03 2008

No dia 28/05/2008 catando milho no teclado Josafar Silva escreveu o texto abaixo :

> Olá Pessoal:

Olá JOsafar, boa tarde

> Estou começando a utilizar o Firebird. Durante muito tempo, utilizei o
> Interbase. Duas perguntas:

> 1 - Ao criar um banco de dados no Fire, é preciso atribuir uma extensão ao
> arquivo, tipo *.gdb?

No firebird a extensão mais comum usada é banco.fdb, mas você pode usar a extensão que
preferir. Vale lembrar que se optar por continuar usando GDB e o sistema for Win XP
ele usa a extensão .GDB para se não me engano alguma coisa de restauração fazendo com isso
ficar mais lento o acesso a BD por isso o recomendável usar .fdb mesmo.

> 2 - Quando for distribuir a aplicação, será necessária instalar o fire no
> servidor e nas estações.

Sim

Existe algum parâmetro que difirencie. No
> Interbase, o server é para o servidor e client, para as estações.

No próprio instalador do FB você tem a opção de instalar o Server completo com ferramentas
de administração e o Client.

Sogra é como onça :  temos que preservar, mas ninguém quer ter em casa