[firebase-br] Lentidão

Eduardo Jedliczka - TeamFB jedyfb em gmail.com
Seg Maio 26 14:30:17 -03 2008

Para resolver seu problema, contrate um desenvolvedor e um DBA que saiba
trabalhar com o FIREBIRD.

Se isto parecer muito radical, recomendo que reveja a forma como o
aplicativo é escrito.... Posso estar enganado, mas os sintomas me levam
ao seguinte diagnóstico:

- suas transações estão extremamente longas (se é que está controlando
isto);
- Não está commitando os SELECTs (ou trabalha com CommitRetainnig com o
controle feito pelo DBExpress);
- Não configurou o horário do SWEEP do banco (deixou automático a cada
20 mil transações);
- Adotou o SuperServer numa máquina dual-core;
- entre outros...

Mas isto é um ponto interessante.... muitas pessoas tem problemas de
performance com o FireBird... pois acham que todos os bancos de dados
são iguais, ou pior, acham que trabalhar com DBF, paradox ou tabelas em
memória é igual a trabalhar com bancos relacionais...

o Firebird, quando bem utilizado, tem uma performance impressionante (em
rede local é claro... ainda tem um protocolo muito pesado e tagarela
para ser utilizado diretamente via internet). Só que muitos fatores
colaboram para a frustração dos desenvolvedores/utilizadores. É um banco
pequeno, simples, leve, gratuito e fácil de administrar, e por esta
razão, muitos não dão a devida importância. Não faze teste de stress,
não monitoram índices e principalmente não procuram entender as regras
transacionais ou o sistema de Versionning e Garbage Collection.

Espero que não se sinta ofendido, e procure conhecer melhor o produto
que pretende utilizar. Abraço!

Eduardo Jedliczka