[firebase-br] Tipo de dado: money ou numeric?

Felipe Aron felipearon em gmail.com
Qua Maio 7 15:18:15 -03 2008

R: Para não ter problemas com arredondamento, aconselha-se o uso do tipo
NUMERIC (9,2) no Interbase 5.6 e anteriores e de NUMERIC(18,2) no Interbase
6.0 Dialect 3. Dessa maneira, o Interbase armazenará os dados com INTEIROS
dentro do Banco de Dados, fazendo com que não haja problemas de
arredondamento comuns em tipos FLOAT ou DOUBLE. Não esqueça também de setar
o flag ENABLE BCD para TRUE no BDE. O campo NUMERIC (9,2) tem capacidade de
armazenar valores até 9.999.999,99. (Carlos H. Cantu)

PS: A razão dos arredondamentos nos campos DOUBLE é devido ao fato do
Interbase armazenar esses valores no formato definido pelo IEEE, onde é
conhecido que números com base-2 nem sempre se convertem corretamente em
número de base-10 (Bill Karwin - lista Mers). Veja também o
artigo<http://www.firebase.com.br/fb/artigos/erro_arredondamento.html>que
explica como os números no formato IEEE são gerados e porque os erros
de
arredondamento acontecem.

2008/5/7 Carlos H. Cantu (TeamFB) <listas em warmboot.com.br>:

> []s
> Cantu (Membro do TeamFB - FireBase)
> http://www.warmboot.com.br
> FireBase - http://www.FireBase.com.br
> Blog - http://blog.firebase.com.br

> de
> numeric? Já
> usado....

Com a força aprenda a suavidade. Através da suavidade a força prevalecerá!