[firebase-br] left joins

valmircardoso em redel.com.br valmircardoso em redel.com.br
Qua Mar 26 13:05:46 -03 2008

	  BODY { font-family:Arial, Helvetica, sans-serif;font-size:12px; }
 Olá Pessoal,

	Tenho um sistema que possui 1 tabela para
 cliente e outra para fornecedor (TBCLI e
 TBFOR). Agora meu cliente quer implantar
 um contas a pagar no sistema, porém com
 o agravante de que nos Lançamentos do
 Contas a Pagar possa ser incluído tanto
 Contas a Pagar aos Fornecedores como aos
 Clientes que muitas vezes ficam com "saldos"
 a receber deste meu cliente.

	Já estou preocupado com os "left joins"
 lá na frente, pois Fornecedores e Clientes
 não estão numa tabela só. Então penso
 em ter 2 campos na TBCOP (Tabela do Contas
 a Pagar) - claro além de todos os demais
 campos que esta tabela necessita. Um campo
 grava o Código do Fornecedor(CODFOR) quando
 for uma dívida com o Fornecedor e outro campo para gravar o Código
do Cliente
 (CODCLI) quando for para pagar a um cliente.
 Isto quer dizer que num lçto de Contas
 a Pagar ou um, ou outro campo, estarão
 em branco.

	Pergunto: Esta situação não dará problemas
 nos lefts joins, por exemplo, quando
 vou listar as Contas a Pagar com o nome
 do fornecedor/Cliente, fone etc?

	Valmir