[firebase-br] Migrando do FB2.0 para o FB2.1, problema com collate

Eduardo Bahiense eduardo em icontroller.com.br
Dom Mar 23 16:59:20 -03 2008

Olá Arlei

Na verdade não é o IBExpertinho, é o próprio FB.
Infelizmente, há um passo pouco documentado na criação do Banco que é
"setar" o Collate default para o banco.

Faz assim, cria um banco novo com Charset ISO8859_1. Antes de fazer
qualquer coisa no banco, rode a instrução abaixo:

UPDATE RDB$CHARACTER_SETS SET RDB$DEFAULT_COLLATE_NAME = 'PT_BR' WHERE
RDB$CHARACTER_SET_NAME = 'ISO8859_1'

Pronto! Daqui para frente, qualquer campo que exija collate será criado
com esse.

Observações:

1. Após essa query, reinicie o FB
2. O ideal é que vc prepare um banco novo e transporte as informações
para ele extraindo o metadata do banco antigo.
3. Após o processo de migração, Backup->Restore
4. As conseqüências de não seguir estes passos são imprevisíveis.

Abs,

Eduardo