[firebase-br] O firebird aguenta neste quesito?

Mario brujeria em task.com.br
Seg Mar 17 19:16:02 -03 2008

Ola,

estou passando por algo parecido.

Trabalho na secretaria de estado de MG e nos foi cedido um sistema para
dispensação de medicamentos feito em PHP + MySQL ou Oracle.

Veja que a empresa disponibiliza uma versão com SGBD gratuito e outro pago.

Devido a ser um sistema 24/7 de altissima disponibilidade, devemos ter
tudo replicado.
Inicialmente optamos pelo MySQL e criamos 5 máquinas nas quais 3 ficarão
em um prédio e 2 em outro, sendo cada prédio com link e energia redundante.

Configuração:
1 máquina Load Balance para aplicação no prédio com histórico de maior
disponibilidade.
2 máquinas com MySQL
2 máquinas com Gerenciador MySQL e Aplicação PHP.

Sendo que os Gerenciadores MySQL faz o tráfego e o cluster das duas
máquinas com MySQL.

Instalei a versão gratuita do MySQL com os gerenciadores nas outras em
apenas um dia e tive um sistema estabilizado.

Desta forma tenho as seguintes garantias:
1. se um servidor gerenciador cai, o outro continua gerenciando os cluster.
2. Se um MySQL cai, o outro assume.
3. Quando o MySQL volta, este sincroniza e o original volta a ser o
principal.
4. Se há muita carga em um servidor, o outro passa a ajudar.

Tudo isto instalando versão gratuita do MySQL e seus gerenciadores que
replicam os dados.

Daí eu pergunto:
1. como posso obter este mesmo resultado com FB?
2. Tenho as mesmas garantias de gerenciamento de Load Balance e Cluster?
3. Se um servidor cai o outro assume ?
4. Quando volta sincroniza sem erros?
5. Como funcionará o esquema do FB? Precisará de servidores de
gerenciamento externo aos clusters?

Digo isso pois teria que usar ferramentas de terceiros e até teria q pagar!
Será que não é mais confiável sair o cluster nativo do firebird para
termos estas garantias?

Temos outros sistemas utilizando Oracle, e o mesmo tem recursos para
load balance até da aplicação, sendo então descartável o servidor de
load balance.

Sobre DBA, é muito mais necessário um DBA para FB, MySQL do que Oracle,
afinal este faz quase tudo!
Portanto, o custo com pessoal, máquinas e dores de cabeça as vezes
faz-se mais vantajoso o uso do Oracle. Como temos máquina e pessoal à
disposição, optamos pelo MySQL.

Valeu
Mario Mol