[firebase-br] O firebird aguenta neste quesito?

Eduardo Jedliczka - TeamFB jedyfb em gmail.com
Seg Mar 17 11:12:01 -03 2008

Eu estou chegando tarde neste assunto, mas vamos lá...

Sim, o firebird dá conta do recado! mas sempre que se pensa num sistema
de alta disponibilidade (independentemente do banco de dados) precisa
pensar muito bem na lógica do sistema (principalmente regras do negócio)
evitando transações muito longas e os temidos DEAD LOCKs.

Vejo bancos firebird receberem mais de 300 usuários concorrentes (FB 1.5
Classic Server em servidores Xeon quad-core bi-processados) sem
problemas de performance (exceto naqueles sums com 20 milhões de
registros) com mais de 50 mil transações (longas) por dia. E certamente
há bases de dados FireBird com mais de 40 GB (sem BLOBs) no Brasil.

Mas gostaria de frizar um detalhe... bancos 24x7 de alta disponibilidade
e alta concorrência (muitos usuários com muitas transações simultâneas)
requerem atenção especializada (seja Oracle, MS SQL Server, Progress,
Interbase, Firebird, MySql, Pervasive SQL, DB/2, Derby, etc...) pois
sempre há riscos de "acabar o hardware" (leia-se atingir momentaneamente
100% de uso, da memória ram, do swap, do temp, dos processadores, da
taxa de transferência da rede ou da performance dos discos)...

Pense sobre o assunto... Licenciamento de oracle não é barato, e se
pretende ter um volume razoável de dados, será obrigado utilizar RAC
(Real Aplication Cluster) de oracle Standard (até 4 soquetes) e ter uma
STORAGE (certamente a solução Servidor + Storage + Oracle vai passar dos
250 mil reais).

Se você gastar 30% deste valor em hardware rodando firebird terá uma
performance absolutamente melhor do que o Oracle.

Sucesso,

Eduardo Jedliczka