[firebase-br] RES: RES: Dúvida INNER JOIN

Microtecs Informática Ltda microtecs em terra.com.br
Dom Mar 9 09:38:57 -03 2008

Olá Andrei,

Eu entendi o código, mas quando você escreve: group by v.caixa,
c.campo1; o agrupamento será feito pelo campo caixa da tabela vendas e
pelo campo campo1 da tabela caixa, correto?? Para o caso o agrupamento
deve ser feito somente pelo campo caixa da tabela vendas.

Ou será que estou equivocado??

Abraços...

-----Mensagem original-----
De: lista-bounces em firebase.com.br [mailto:lista-bounces em firebase.com.br]
Em nome de Andrei Luís
Enviada em: terça-feira, 11 de março de 2008 15:31
Para: FireBase
Assunto: Re: [firebase-br] RES: Dúvida INNER JOIN

Desculpe, só agora percebi que coloquei o c.campo1 depois do from, aí
não rola mesmo.

Entenda que no SQL que te passei,  V é o alias da tabela vendas e C é
o alias da tabela caixa. Veja o SQL escrito usando alias e não usando
alias:

Usando alias (o mesmo que te passei antes):

select v.caixa,
   sum(v.valor_suite) as vsuite,
   sum(v.consumo) as vcons,
   sum(v.descreal) as vdesctsuite,
   sum(v.desccons) as vdesctcons,
   sum(v.valor_suite+v.consumo) as vtotal,
   count(*) as qtsaidas,
   sum(v.qtpessoas) as qtpessoas,
   c.campo1
from vendas v
   inner join caixa c on v.caixa=c.ncaixa
   where v.caixa Between :nCaixaIni and nCaixaFn and v.situacao='PAGO'
  group by v.caixa, c.campo1;

Sem usar alias (o mesmo que te passei antes):

select vendas.caixa,
   sum(vendas.valor_suite) as vsuite,
   sum(vendas.consumo) as vcons,
   sum(vendas.descreal) as vdesctsuite,
   sum(vendas.desccons) as vdesctcons,
   sum(vendas.valor_suite+v.consumo) as vtotal,
   count(*) as qtsaidas,
   sum(vendas.qtpessoas) as qtpessoas,
   caixa.campo1
from vendas
   inner join caixa on vendas.caixa=caixas.ncaixa
   where vendas.caixa Between :nCaixaIni and nCaixaFn and
vendas.situacao='PAGO'
  group by vendas.caixa, caixa.campo1;

Sugiro que baixe e estude alguma apostila de SQL, ou melhor ainda,
compre o livro Firebird 2 - O banco de dados do novo milênio, editora
Ciência Moderna, tem na loja on-line da firebase, esse livro tem um
capítulo a parte que trata de Select e suas principais cláusulas.

[]
Andrei