[firebase-br] Ajuda com lock conflick

Eduardo Jedliczka - TeamFB jedyfb em gmail.com
Ter Mar 4 11:29:46 -03 2008

Lock conflict acontece quando você tem duas transações tentando alterar
os mesmos dados numa transação no-wait (ou quando já acabou o tempo de
espera definido no FB 2.X)

Dead Lock é quando a transação A alterou um registro X e está
agurandando para alterar o registro Y e a transação B alterou o registro
Y e está aguardando para alterar o registro X. ou seja, estas condições
nunca serão satisfeitas!!!

Como dizem nos treinamentos e certificações para DBA (Independente do
banco de dados).... Dead Lock é "falha do programador da aplicação"...

Para "minimizar", tente reduzir (o máximo possivel) o tempo de cada
transação aberta (e lembrar de commitar os dados).

Em caso de rotinas de importação, recálculo de saldo, e ajustes, refaça
a lógica da rotina usando um "memory table" para organizar (classificar
em ordem alfabética, código, data, etc...) os dados de algum modo que
"elimine" ou "reduza drasticamente" a possibilidade de se alterar um
produto/cliente/conta/registro "Y antes de X"...

Sucesso,

Eduardo Jedliczka