[firebase-br] duvida banco de dados

Pedro henrique ropelula em gmail.com
Seg Mar 3 09:42:54 -03 2008

Bom dia , quem puder tirar algumas duvidas minha ficarei muito feliz e
grato!

seguinte!
desenvolvo aplicaçoes em cliente servidor mysqle agora estou passando para o
firebird. e sempre tive algumas duvidas!!

1º) quando for usar a query para conectar no banco de dados, uso apenas uma,
e na medida que vou abrindo os formularios de cadastro e pesquisa, vou
ativando e desativando esta mesma query, digamos para o programa inteiro,
usano comandos sql? ou tenho que colocar uma query para cada tabela no banco
de dados, pois faço isto e parece que fica meio lento.

2º) em um sistema cliente servidor, quando dois programa estao rodando ao
mesmo tempo, cada um entra com um login e senha no banco, ou pode ser o
mesmo login e senha para os dois programas,?

3º) para cliente e servidor, tenho que fazer algo especial no programa para
que o banco de dados nao de problemas com atualização?

abraços e obrigado pela atenção