[firebase-br] Page Size 4096, 8192 ou maior e Pabe Buffers 2048, 4096 ou maior

Eduardo Jedliczka - TeamFB jedyfb em gmail.com
Dom Jun 29 13:48:43 -03 2008

Eu tenho uma queda por um page size de 4096... ele é um valor bem
equilibrado para leitura/escrita... sempre é minha primeira opção
enquanto não conheço o comportamento do banco.

Depois de analizar o tamanho (e média de crescimento e modificação) dos
dados,  verifico o tamanho médio dos índices (e sua profundidade) para
determinar se devo manter em 4096 ou aumentar... em bancos com selects
que correm muitas páginas de dados, procuro deixar um page size grande
16384 e procuro casar o tamanho do bloco do SO com o banco.

Se vai utilizar o 2.1 SS pode optar por um page buffers alto (acima de
50 milm para um page size de 4096) e deixar uma boa reserva para sort em
memória e para cache de disco. Como você tem pouca memória, recomendaria
não ultrapassar os 300 mb para sort em memória (no classic eu deixaria
em 64 mb pois 20 transações poderiam facilmente acabar com os 2 gb de
ram).

Mas para tomar uma decisão final, seria bom saber quantos usuários
concorrentes e qual é o tamanho do banco (sem blobs).

Sem mais,

Eduardo Jedliczka