[firebase-br] Aplicação Multi-Banco...

Eduardo Bahiense eduardo em icontroller.com.br
Sex Jun 27 16:43:24 -03 2008

Olá Artur

Acho que será inevitável que os BDs cheguem a um "Open Format". Do jeito
que está é duro. Aplicações casadas com um banco ou outro, no cenário
atual, não faz sentido. A tecnologia já evoluiu muito e as pessoas
humanas, por assim dizer, já vão se acostumando à variedade de opções. O
mercado fica mais exigente. Quando comecei a programar, dar suporte a
mouse era um diferencial enorme no sistema. Hoje querem comandar com os
dedos.

Mas a demanda está aí. Já optamos por não entrar em concorrências que
exigiam SQL server, pelos motivos que você citou, mas já tivemos que
rodar Oracle para atender outra - questão de mercado.

A única forma de forçarmos a evolução dos SGBDs comerciais a um padrão é
fortalecendo os bancos open e fazer eles dominarem o mercado. Nós que
usamos o FB e sabemos que ele é um SGBD de primeira grandeza, muito mais
do que a maioria de nós precisa para qualquer cliente, grande ou
pequeno, estamos, um pouco, parcicipando dessa evangelização, mas na
mídia, banco open source ainda é MySql e Postgrees. Talvez por isso,
Oracle e SQL server lançaram suas versões express, vi muito
desenvolvedor falando que abandonaram o FB depois disso. Eles não são
nada ingênuos. Não iam ganhar dinheiro mesmo no mercado pequeno, mas não
deixam a concorrência tomar corpo.

Que é trabalhoso trabalhar muti-banco, isso é. Mas, como disse, a
demanda está aí. Achar solução para isso tem que levar em conta a
relação custo/benefício.

Como a migração para arquitetura multi-camadas é mandatória, pela
própria evolução tecnológica, mesmo que não sejamos multi-banco, é
prudente que possamos, pelo menos, trocar de banco, se isso for
necessário (depois que a PANAM faliu e o Delphi acabou, não acredito em
nunhum tipo de estabilidade, nem do FB).

Se você analisar, na raiz, o cuidado é o mesmo, a diferença estará em se
manter um só banco ou múltiplos.

Puxa! Acho que você deve estra mais leve, descontando seus débitos com o
Cantu. A lista agradece, você é muito bem-vindo!

Abraços

Eduardo