[firebase-br] Aplicação Multi-Banco...

Artur Anjos listas em arturanjos.com
Sex Jun 27 16:10:27 -03 2008

Eduardo Bahiense wrote:
> Olá
>
> Este tópico é deveras interessante e merece uma análise cuidadosa.
>
> Rodar Oracle e SQL server é uma demanda forte. São bancos com um apelo
> comercial muito forte e com grande reputação no mercado. Alguns
> pretensos clientes exigem que rodemos nesses bancos por já contarem com
> licenças e com DBA's na estrutura, além de precisarem integrar BI com
> informações de outros sistemas.

Eu concordo contigo. E concordo com tudo o resto.

Mas o que penso é que o esforço para manter uma aplicação que seja
multi-banco é tão grande (basta imaginar testar em dois ambientes
diferentes, porque basta uma base de dados trabalhar com versioning e
outra trabalhar com mecanismos de lock que até o simples guardar de
registos é enorme).

Uma base de dados não é brincadeira. Se a aplicação vai suportar bancos
de dados diferentes, tambem a empresa precisa de estar preparada para
isso, e precisa de ter gente especializada nessas bases de dados. Duvido
que uma empresa cliente que exija que o produto role sobre oracle vá
adquirir o produto se não existir um expert de Oracle na empresa
fornecedora. E por aí adiante. Ou o DBA lá vai descobrir em 3 tempos que
a sua experiencia é nula, e que você apenas "espera" que o banco
responda da mesma forma que o banco do lado.

O esforço, a meu ver, é enorme.

Artur