[firebase-br] Aplicação Multi-Banco...

Custódio, Carlos E. custodio em gigatron.com.br
Sex Jun 27 14:48:23 -03 2008

Sim, alexandre, obrigado. Sua opnião foi muito importante para mim. Também
compartilho deste opnião de não abrir mão de Sps, views, triggers, etc...
como estamos iniciando o projeto, gostariamos de saber opniões e
experiencias para podermos errar menos. Mas é certo que iremos partir para
este tipo de aplicação, pois nossa atividade praticamente exige esta
flexibilidade.

Estou testando um componente UNIDAC para ver como funciona.

Obrigado

----- Original Message -----
From: "Alexandre Sousa" <dave.malkavian em gmail.com>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Friday, June 27, 2008 1:01 PM
Subject: Re: [firebase-br]Aplicação Multi-Banco...

Olá,

Aplicações multi banco devem ser bem pensadas. Levando-se em conta que todos
os SGBDs são baseados no SQL ANSI, se você fizer uma estrutura que use
somente comandos padrão de sql, ótimo, sua aplicação rodará em qualquer SGBD
desde que a estrutura esteja preparada.

Aplicações multi-banco não precisam abrir mão de SPs, views, triggers, etc.

Se você faz um bom modelo conceitual, você implementa o banco em qualquer
engine. A estrutura é o de menos, o que mais importa é a estrutura da
aplicação.

O Marlon e o Felipe deram ótimas dicas que repito aqui: Multi-tier e OOP.

Vou dar um exemplo do que eu fiz: criei uma classe que monta as queries pra
mim de acordo com o tipo de banco que pedi. Exemplo: digo pra classe que
quero um determinado select para rodar no oracle. Passo pra ela a tabela, os
campos, agrupamentos, ordenações, limites, etc, e ela retorna o select para
executar no oracle. É lógico que estou assumindo que o cliente possui a
engine do oracle e o banco conectado seja o que eu montei.

Espero que tenha ajudado

Alexandre Sousa