[firebase-br] Aplicação Multi-Banco...

Custódio, Carlos E. custodio em gigatron.com.br
Sex Jun 27 14:30:39 -03 2008

Arthur, a questão não seria o cliente se preocupar com a base de dados. Nos
atendemos diversos tipos e tamanhos de empresa, com uma aplicação única (
pacote )... é muito complicado voce fazer a instalação, por exemplo do
oracle em uma loja que tem uma unica maquina para fazer vendas e emitir
cupom fiscal, porém para uma empresa que tem 10 ou 20 maquinas, onde voce
tem usuários mais experientes, servidores dedicados... voce pode trabalhar
com um banco mais pesado como o oracle ou sqlserver e ter um desempenho
melhor.

----- Original Message -----
From: "Artur Anjos" <listas em arturanjos.com>
To: "FireBase" <lista em firebase.com.br>
Sent: Friday, June 27, 2008 11:03 AM
Subject: Re: [firebase-br] Aplicação Multi-Banco...

Na minha opinião, você perde mais do que ganha com essa opção.

Se as bases de dados fossem um mero "guardar registos" era simples, mas
não é o caso.

Você vai ter imensas soluções para acesso comum às várias bases de
dados, mas você vai perder com o facto de ter de desistir de usar as
potencialidades da base de dados.
A mim, não me passa pela cabeça fazer uma aplicação em que não use
nenhum trigger, nenhuma stored procedure, etc.
Não me passa pela cabeça sequer estar preocupado com a forma como a base
de dados controla as transações, se estas exisitrem.

Eu penso que nestas coisas não se deve agradar a gregos e troaianos: é
bem raro o cliente que se preocupa com a base de dados - interessa-lhe
mais a solução como um todo.

Artur Anjos
http://www.serverptbr.com