[firebase-br] tamanho de tabelas individualmente

Eduardo Bahiense eduardo em icontroller.com.br
Seg Jun 23 23:43:19 -03 2008

> Coisa doida..
> Pois se eu excluí o cara fisicamente da tabela então o firebird deveria
> variar no espaço...
>
> Será que isto é algo positivo em sistemas que possuem uma quantidade enorme
> de registros??

Se te serve de consolo, nenhum SGBD faz isso. Imagine o esforço que é
ressalvar, limpando espaço extra, um arquivo que pode atingir gigas,
teras, a cada registro que vc exclui. É muito mais inteligente reservar
aquele espaço, assim quando vc quiser incluir um outro registro, ele não
tem que ficar pedindo pro S.O. alocar mais espaço para ele.

O que eu não compreendo é porque hoje, com HDs tão grandes e com
arquivos que raramente passam dos 4GB, o pessoal se incomoda tanto com
isso. Talvez por achar que é uma anomalia e poder estar vinculado a um
defeito. Mas é normal, e se te serve de mais um consolo, as próximas
inclusões ficam mais rápidas.

Agora, se seu BD crescer constantemente sem base física para isso, daí
seu aplicativo pode estar baseando muito sua lógica em exclusões, o que
não é muito bom.

Abraço

Eduardo