[firebase-br] Re/Re: FireBird na Internet

Eduardo Bahiense eduardo em icontroller.com.br
Sáb Jun 21 23:39:07 -03 2008

> Bom, antes de mais nada até o momento, para sistemas comerciais, nunca vi
> com bons olhos o fato do banco de dados do meu cliente ficar num provedor.  Tal
> vez um dia eu veja isto de outra maneira.

Quando você resolver passar para uma abordagem software como serviço,
contrate um servidor dedicado e hospede os dados dos seus clientes.

Estar com o banco deles sob nossa guarda é uma delícia: Hard adequado,
fornecimento de energia estável, backups corretos, manutenção dos bancos
à nossa necessidade. Alguns berram de não querer o BD fora da empresa,
aí eu digo para eles: O datacenter onde seu banco está tem muito mais
segurança do que você pode oferecer na empresa, além demonitoramneto
24x7 por técnicos especializados. Hoje, guardar as informações na
empresa é como guardar dinheiro debaixo do colchão com medo de deixar no
banco. Até agora ninguém resistiu a esses argumentos.

Outra vantagem é que você corta o serviço dos inadimplentes com um
click. Claro, tem que ter contrato para isso.

[...]
   Eu havia pesquisado alguma coisa sobre
> Zedebee, mas no final resolvi partir para o 3 CAMADAS, usando o Delphi 7 e
> os componentes de sockets da Indy.  Eu fiz um programa que "Servidor" que fica
> O X da questão é que eu consegui fazer tudo em Stream (memória), ou seja, quando um client
> manda um texto com a SQL desejada, o Servidor processa o texto, monta a SQL
> , faz por exemplo um select no banco, transformando toda a resposta num texto
> formatado dentro de uma stream.
[...]

Em uma arquitetura n-tier "pura", cliente não lida com SQLs. Ele chama
métodos do servidor com os dados. Esses dados podem ir, por exemplo, em
XML. Quem se preocupa em montar as queries, saber em que tabela grava,
fazer algumas consistências, é o servidor. Esse é um dos pontos mal
entendidos na arquitetura n-tier e que acabam sendo tratados como
cliente/servidor.

Desenvolvimento em camadas é lindo! A maioria dos nossos clientes se
espantam que o sistema hoje roda muito mais rápido na web do que a
versão cliente servidor rodava localmente. Mas estruturar toda a
arquitetura exige mudança de paradigmas e culturas. Levamos 3 anos para
conseguir lançar o nosso, mas está valendo a pena todo o investimento e
esforço.

Abraço

Eduardo