[firebase-br] Recomendação Atualização Firebird 1.5 para 2.1

Robson Rosa Branco branco em basesoft.com.br
Qua Jun 18 10:53:57 -03 2008

Saudações,

Depende muito daquilo que você espera da nova versão.
Acho que migrar para versão mais nova é sempre uma "obrigação", pois em
alguns casos os nossos sistemas podem ficar obsoletos ou com um passivo
muito grande na hora de atualizarmos.
As principais mudanças de compatibilidade entre a 1.5.x e a 2.1.x estão em
algumas permissões de sintax de sql que antes era permitida e agora não é
mais aceita na 2.1.x., que no meu caso demandou algumas boas horas de testes
e acertos.

Quanto aos problemas que você citou, eu sempre recomendo nesses casos um
"exorcismo" da base de dados na seguinte maneira:
Exporte o metadata dos seu banco atual, com somente tabelas, domínios e
udf´s.
Crie um banco novo com essa scripts, e a habilite a função force write =
off.
Use o IBPump e migre todos os dados do banco antigo para esse recém criado.
Use o IBcompare, tendo como o master o banco antigo.

E veja como tudo ficou.

Abraços,

Robson