[firebase-br] Problemas com edição de dados no fb 2.0

Osni Dantas Silva osni em marimex.com.br
Sex Jun 13 16:58:11 -03 2008

Olá!

Utilizo o Firebird 2.0 como banco de dados para minhas aplicações OOP. Me utilizo de store procedures para persistir meus objetos. Quando mudei de versão do fb 1.5 para 2.0 notei um problema que, pelo menos antes da mudança de versão não ocorria. Em algumas tabelas os dados simplesmente não atualizam. Quando uso o IB Expert e faço uma alteração diretamente no banco, também não atualiza, mesmo após o clique no COMMIT. Notei que esses problemas surgiram em tabelas onde inseri novos campos. Depois de muitas tentativas descobri que dropando a sp de edição dos campos, em seguida, fazendo um backup e um restore e novamente incluindo a sp o problema simplesmente desaparece. Segue um exemplo de sp que utilizo para alterar as propriedades de um determinado objeto. Esse é um exemplo de persistência de um objeto chamado LACRE.

Ao acionar o método lacre.setNumero(<pLacre>), a aplicação chama a seguinte sp:

CREATE PROCEDURE PR_EDITA_LACRE(

    PID INTEGER,

    PLACRE VARCHAR(11),

    PTIPO SMALLINT)

AS

BEGIN

IF (:pLacre IS NOT NULL) THEN

    UPDATE LACRE SET Lacre = :pLacre WHERE ID = :PID;

IF (:pTipo IS NOT NULL) THEN

    UPDATE LACRE SET Tipo = :pTipo WHERE ID = :PID;

END

Alguém já teve problemas com edição de dados na versão 2.0?

Grato,

Osni

Osni Dantas Silva
Analista Programador Senior
Depto. Tecnologia da Informação
Tel. 13 3202-5097 Fax. 13 3202-5118
Nextel 55*44*11834
Group Mail - desenv_ti em marimex.com.br <mailto:desenv_ti em marimex.com.br>
Marimex Despachos Transportes e Serviços Ltda. <http://www.marimex.com.br/>