[firebase-br] Computador para rodar o FB

Eduardo Jedliczka - TeamFB jedyfb em gmail.com
Qui Jun 12 18:33:57 -03 2008

Além do tamanho do banco e quantidade de usuários concorrentes, seria
bom saber qual é o comportamento do sistema (transações longas/pesadas
como geração de livros fiscais ou estatísticas de vendas) ou mais
transações curtas.

Mas para bancos grandes, o segredo é dispor de muita memória RAM e
discos espelhados (preferencialmente SAS ou FibreChannel de 15.000 rpm).

Para 200 conexões com 10 gb de banco, eu colocaria no mínimo 8 Gb de
ram, mas seria interessante dispor de 16 gb, assim poderia utilizar
entre 4 GB e 6 GB (de 20 a 30 mb por usuário) para o banco e deixar uma
imensa cache de disco para o SO.

Se o seu banco tiver muitas transações leves, talvez um XEON dual-core
com 4mb de cache sobre, mas se tiver processos pesados, talvez seja
interessante adotar dois processadores XEON da família 5400 /
(quad-core com 12 mb de cache) ou quatro processadores XEON da família
7000..

Como disse, especificar um servidor depende muito mais de
características de utilização do banco, do que da quantidade de
usuários.

SUCESSO,