[firebase-br] Sistemas com processadores multicores - Qual versão do FB usar?

Eduardo Jedliczka - TeamFB jedyfb em gmail.com
Qua Jun 11 22:31:46 -03 2008

Não é tão simples assim...

Como tenho trabalhado bastante com o Classic, percebo que por culpa da
cache decentralizada (cada conexão tem sua própria cache) e pelo tempo
extra de instanciamento de cada nova conexão, o classic apresenta uma
performance ligeiramente inferior ao Superserver em ambientes com baixa
concorrência.

ou Seja, é preciso dispor de muito mais memória (pelas caches serem
individualizadas, e para a cache do sistema operacional) para se
conseguir a mesma performance entre o classic e o SuperServer.

Se você tem um dual-core com 2gb ou menos de ram, sem muitos usuários
concorrentes e sem muitos Selects pesados rodando em paralelo, fique com
o superserver... o sistema operacional, anti-virus, firewall,
servidor-de-aplicação, etc... farão bem uso do outro núcleo e terá um
tempo de resposta muito bom.

Se você tem um (ou dois) quad-core com pelo menos 4 gb de ram, ou se
você tem muitos processos pesados rodando em paralelo, fique com o
classic... o sistema poderá atender uma grande quantidade de usuários,
ou vários processos extremamente pesados, sem apresentar queda de
desempenho....

Mas não imagine que o superserver é melhor... há diferenças
importantes... se um processo grande está consumindo muita CPU,  outros
selects simples podem demorar uma eternidade para apresentar algum
retorno (pois não há divisão de treads pelo SO).

Sucesso

Eduardo Jedliczka