[firebase-br] Duvidas com MDO + FB 2.03 + D7

Wilson Mota wmotasjrp em gmail.com
Seg Jun 9 14:54:09 -03 2008

Ola pessoal.
Estou começando a trabalhar com o MDO (componentes para acesso ao FB), gostaria de trocar umas idéias pra ver
ser estou trabalhando corretamente:
Utilizo D7 + FB 2.04

1) Tenho um data module com o MDODataDataBase
2) Dentro de cada form tenho varios MDOTransaction, dependendo da quantidade de query (selects)
    Ex: No cadastro de Cliente tenho um MDOTransaction para a tabela Cliente, um para tabela Cidade outro para tabela Cargo e assim
          por diante. São tabelas pequenas e apresento através do componente  DBLookUPComboBox) .

Exemplificando:
  No form do Cliente o usuario poderá escolher uma cidade através do DbLookUpComboBox e caso não exista chamo o Form_Cidade para ser
  incluído, quando saio do  Form_Cidade eu desativo e ativo a transação (MDOTransaction_Cidade.Active := False;
  MDOTransaction_Cidade.Active := True), fecho e abro a Query_Cidade do cadastro do cliente que atualiza o Combo para o usuário escolher a
  nova cidade cadastrada.

Para gravar utilizo duas formas:
1) Estilo "BDE", NÂO uso componentes DB - Tenho query de inclusão,alteração etc... onde passo através de parametros os valores
   para os campos da tabela (Query_Incluir.ParamByName('Nome").AsString := Edit_Nome.Text  -  Query_Incluir.ExecSQL -
   Query_Incluir.CommitRetaining)
2) ClientDataSet + DataSetProvade + MDODataSet

- É preciso configurar no MDOTransaction a proprietade DefaultAction, AutoCommit e outros ...

É isso aí, agradeço qq troca de experiência.

{}s

Wilson