[firebase-br] RES: Otimizar banco de dados

Marcelo Moreira marcelo em easysistemasmg.com.br
Ter Jun 10 14:04:48 -03 2008

Cantu,
Obrigado pela atenção!

No caso o bairro eu so passei como exemplo mesmo porque nesta tabela CLIENTE
eu necessito fazer vários tipos de consultas uma vez que o sistema gera
campanhas de marketinhg para um callcenter. O único índice que tenho esta na
PK. Não sei se para este caso isso é relevante mas na tabela do banco em
mysql o mesmo acontece existe apenas um índice que também esta na PK.
A diferença no tempo em que os bancos retornam o resultado é muito grande.
Ainda não tenho muita experiência com o Firebird pois tem pouco tempo que
estou usando.

-----Mensagem original-----
De: lista-bounces em firebase.com.br [mailto:lista-bounces em firebase.com.br] Em
nome de Carlos H. Cantu (TeamFB)
Enviada em: terça-feira, 10 de junho de 2008 13:04
Para: FireBase
Assunto: Re: [firebase-br] Otimizar banco de dados

Antes de mais nada, verifique se existe um indice criado para o campo
Bairro. Se não existir, crie um.

[]s
Cantu (Membro do TeamFB - FireBase)
http://www.warmboot.com.br
FireBase - http://www.FireBase.com.br
Blog - http://blog.firebase.com.br

> [...]

MM> Em um banco MySql com 4 milhões de registros eu fiz uma exportação para
MM> banco Firebird 2.0

MM> Uma simples consulta no banco em MySql:

MM> select * from tabela where bairro = ‘bairro teste’

MM> O mysql me retorna quase que imediatamente o resultado já a mesma
consulta
MM> no firebird esta demorando quase 1 minuto.

MM> Os dois bancos estão rodando na mesma maquina com as configurações: 2
giga
MM> de RAM e processador Intel core 2 duo

MM> O firebird esta instalado como super Server, segue algumas
configurações: