[firebase-br] RES: Configurando time-out das conexões

Rodrigo A. de Freitas rodrigo em solucoeseinformatica.com.br
Sex Jun 6 15:26:26 -03 2008

>1) No classic, vc terá um processo do firebird para cada conexão,
>portanto é normal ter vários carregados. O hardware para o CS
>geralmente deve ser mais potente, e com muita memória RAM.

Ou seja, dado que uma conexão de banco ociosa está me consumindo de 5 a 10
Mb de memória do servidor, seria o caso então de eu controlar de forma
diferente, abrindo a conexão no momendo que eu preciso utilizar o BD e
encerrando em seguida, a fim de liberar esta memória que fica ociosa na
maior parte do tempo? Trabalhando dessa forma, eu tenho prejuízo de
desempenho dentro da aplicação ?

>2) DummyPacketInterval não deve ser usado (o correto é ajustar as
>configurações do TCPIP do Windows) e, esclarecendo, ele serve pra
>detectar conexões que caíram abruptamente e matá-las no FB. Se sua
>conexão está ativa, mesmo que ociosa, ele não vai derruba-la.

Só que, se não estou enganado, se eu configurar o time-out nas configurações
de TCP/IP do windows isso irá envolver todo o tráfego da rede e não só a
comunicação entre a minha aplicação e a base de dados. De qualquer forma,
problema é derrubar uma instância do FB que ficou presa no servidor.

Outra pergunta: hoje eu tenho um servidor Xeon Dual-Core com Windows 2003 e
um FB classic, com algo em torno de 60 a 70 usuários simultâneos, que
acessam 3 a 4 bancos de dados de sistemas distintos. Não seria mais
indicado, talvez, substituir a versão CS pela SS, na configuração acima ?

[]'s

Rodrigo A. de Freitas
Análise & Desenvolvimento

Soluções & Informática