[firebase-br] Configurando time-out das conexões

Rodrigo A. de Freitas rodrigo em solucoeseinformatica.com.br
Sex Jun 6 11:41:29 -03 2008

Olá pessoal,

Eu tenho um problema: tenho um servidor em um cliente rodando FB 2.1
Classic; Existem cerca de 50 máquinas rodando o sistema localmente e mais 10
ou 15 acessando-o via TS. O meu sistema trabalha de forma que ele abre 3
conexões ao banco de dados ao iniciar e as desconecta no momento que o
sistema é encerrado;

Não sei se é a melhor forma de se trabalhar e talvez seja questão de eu
mudar alguns conceitos; o fato é que dada a carga das estações, o servidor
acaba ficando com cerca de 100, 115 instâncias do fb_inet_server abertas
simultâneamente, degradando a performance e chegando mesmo a travar o
servidor. O problema principal é com os terminais de TS, onde muitas vezes o
usuário não faz o logoff, deixando o sistema e as conexões abertas.

Eu estou fazendo uns testes e configurei o parâmetro DummyPacketInterval
para 120 segundos, reiniciei o servidor, abri uma única conexão pelo
ibexpert e deixei o micro parado durante uns 4 minutos; Ao contrário do que
eu esperava, a instância aberta do fb_inet_server não foi derrubada e a
conexão (via ibexpert) manteve-se ativa, permitindo até mesmo que eu
executasse selects.

O que eu estou fazendo de errado ? É recomendável que eu abandone o jeito
como eu trabalhe e passe a abrir e encerrar conexões de acordo com a demanda
em meu sistema ?

[]’s

Rodrigo A. de Freitas

Análise & Desenvolvimento