[firebase-br] dbExpress ou Zeos ?

Fausto fausto.s.a em uol.com.br
Dom Jul 27 13:51:17 -03 2008

FireBird FireBird escreveu:
> Pessoal Qual dos dois drivres vcs recomendao para utliza o FB?
>
> dbExpress ou Zeos?
>

> Valeu,
> Felipe

Felipe, eu sempre utilizei o DBExpress com o Firebird e nunca tive
problemas.
Minhas aplicações são tanto Client Server quanto Ntier, este último com
RemObjects.
Até hoje não teve sequer um problema em que eu ficasse sem solução
utilizando o DBExpress.
Qto a sua compatibilidade com o Firebird 2.1, há hoje no mercado drivers
  DBExpress totalmente compatíveis com esta última versão do Firebird, e
a um preço acessível.
Eu cheguei a utilizar o Zeos logo no início, qdo estava migrando minhas
aplicações de Paradox para Firebird,(isto a 5 anos), fiz testes com o
MDO , mas fiquei mesmo como DBExpress.
O conjunto..
TSQLConnection->TSQLDataSet->TDataSetProvider->TClientDataSet é
simplesmente fora de série.
Detalhe, quanto a incompatibilidade para com o Firebird 2.1, que utiliza
o DBExpress 4, o driver da Corelab é fantástico, apenas substitui o
componente de conexão.
Se o adquirir com os fontes, você pode agregar os fontes do CoreLab em
sues projetos desta forma não há necessidade de distribuir a dll.
--
Fausto Alves
Franca - SP