[firebase-br] Falha lendo massa de dados - firebird 1.5 / delphi 7 / dbx

Vinicius Barreira vinibarr em gmail.com
Qua Jul 23 12:59:47 -03 2008

Pessoal, tô com um comportamento estranho em um cliente. Esse cliente
possue estações ruins e rede ruim mas o servidor windows 2003 está ok e
o banco de dados não está corrompido. O problema ocorre nesse cliente,
não tenho info de problemas semelhantes em outros clientes.

O banco de dados está com 700 mb e não está corrompido. No log do
firebird só tem algumas mensagens normais de perdas eventuais de pacote.
Ocorre o seguinte problema:

1) o usuário comanda um fechamento mensal noturno, por volta das 2 da
madrugada.

2) meia hora depois ele gera um relatório mensal; nessa leitura são
processados de 5 a 10 mil registros, fazendo left join com duas outras
tabelas, tudo com chave primária e uso correto de indices; a performance
está ótima.

Para ler os dados eu faço o acesso através do seguinte recurso com DBX
do Delphi 7. Utilizo midas versão 10 e dbexpint normal do delphi 7.

SqlConnection (datamodule) -> SqlQuery (form). Não faço controle de
transação manual, deixo por conta do DBX. No sqlconnection, estou
utilizando ReadCommited. Não deixo transações pendentes, nem uso dbware
pra gravar dados.

Formato os dados gravando num clientdataset desconectado,  para em
seguida imprimir com quickreport.

Não sei por qual motivo, se uns dias depois emitirmos novamente o mesmo
relatorio mensal, aparecem alguns valores diferentes, aleatórios mesmo.
Os novos dados aparentam estar corretos. Já fiz trocentas auditorias na
base de dados sem encontrar inconsistencias. Teve um dia que um
determinado grupo de valores simplesmente duplicou.

Será que após o fechamento diário, pode haver alguma sobrecarga no
servidor e na hora de gerar o relatorio mensal pode haver falha na leitura ?

Estou meio sem direção pra onde correr. O cliente usa
Firebird-1.5.2.4731-0_RC5-Win32.exe
.
Qualquer palpite é bem vindo.

grato;

Vinicius Barreira
Check-In Informática
Software Para Hotéis / Pousadas / Moteis
São Bernardo do Campo - SP
http://www.check-in.com.br
Fone (11) 4330-3148
msn / e-mail: vinicius em check-in.com.br
skype: vinibarr