[firebase-br] NOVO IBFireBackup VERSÃO 2.7.6.0 [RC1] GRATUITO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Marcelo Fortes fortes.m em gmail.com
Ter Jul 22 18:28:10 -03 2008

> Olá Marcelo,

Olá alexandre, obrigado por escrever.

>  Baixei o RC1 do IBFireBackup e aí vão algumas sugestões e observações:
>
>  1 - Nas Configurações de Backup, nas Opções, não vejo necessidade da
>  tradução dos flags. Acredito que a maioria dos DBAs/Desenvolvedores firebird
>  já está careca de saber as opções do gbak

Essa são as piores decisões,
Se eu não traduzir muita gente fai ficar pedindo que eu traduza !!!

>  2 - Em alguma condição que não consegui rastrear direito, mesmo trocando o
>  idioma algumas expressões não são traduzidas. Permanecem no idioma anterior.

Já estou cientem disso algumas Strings não estão traduzidas mesmo,
estou deixando isto para o Release Final.

>  3 - Se não faço as configurações e fecho o software, ele acusa Set Protocol,
>  Set Database name, etc. Na minha opinião não é necessário validar as
>  informações quando está fechando o aplicativo.

Anotado.

>  4 - Sugestão: Realizar o backup de um banco de dados que está em outra
>  máquina. Às vezes não temos acesso ao servidor de banco mas dessa forma
>  conseguiriamos realizar o backup.

Isso é o mais difícil de implementar, por isso, eu fiz os mirrors,
para que replicassem para outras máquinas. Nem a direto com gbak vc
vai conseguir fazer isso. Mas está agendado para uma nova versão
futura do IBFireBackup do engine ficar em um servidor remoto e o
cliente gráfico em outra máuina onde poderão ser agendado os backups
etc...

>  5 - A porta padrão do FTP é 21, não 25.

Era só um exemplo. Mas posso mudar.

>  6 - Adicione um botão para limpar o log do monitor.

Anotado !!!

>  7 - Ao falhar num backup, o programa trava o arquivo e não o deleta nem
>  permite que seja deletado manualmente. Ou seja, subsequentes erros causariam
>  uma quantidade desnecessária de arquivos.

Isso é uma probleminha numa thread que eu sem querer deixei escapar
nesse RC1 foi vacilo meu mesmo. Modifiqui uma "flag" que habilita o
disparo de uma thread que "enforca"  IBFireBackup se vc marcar para
compactar o arquivo de backup !!!

>  8 - Se peço para executar o backup de um banco, troco o backup file e peço
>  novamente, o aplicativo não atualiza o arquivo e faz o backup do banco
>  anterior.

Desculpe. Não sei se entendi direito este problema que você descreveu....

>  9 - Após comprimir o arquivo, ele não deleta o arquivo de backup gerado

Isso é um buuuuuuuuuuuuuuug beeeeeeeeeeeeeemmm graaaaaaande! :-)
Obrigado !!! Anotado aqui !!!

>  10 - Mesmo configurando para enviar via ftp, ele não enviou. Levantei um
>  server de teste na minha máquina e não recebi o backup.

Este é outro comportamento estranho ... não tem nada bloquando a porta
FTP, nenhum firewall, nada?

>  Bem, por enquanto é isso ai.
>
>  É uma ótima aplicação, muito útil mesmo. Continue assim Marcelo!!!
>  Parabéns!!
>
>  Att.
>

>  Alexandre Sousa

Cara muitíssimo obrigado estou corrigindo já para um próximo release
fique a vontade para me contactar em pvt em

marcelosoftware em yahoo.com.br

muito obrigado

Marcelo Fortes.