[firebase-br] NOVO IBFireBackup VERSÃO 2.7.6.0 [RC1] GRATUITO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Marcelo Fortes fortes.m em gmail.com
Ter Jul 22 18:09:17 -03 2008

>Olá Marcelo

Olá Eduardo !!!

>Baixei hoje a versão 2.7.6.0 e detectei o seguinte
>1. Trocando para português, todos os alertas, tipo "set database
>username", continuam em inglês.

Já sabia disso tenho que traduzir estas menssagens !!! É que estou
ocupado com traduções para Alemão, Espanhol, Francês e Russo (este
último é o pior já que só gora a VCL vai suportar UTF-8 "mas para
piorar ainda não vai ser thread-safe" e poderei usar códigos do
alfabeto cirílico).

O alemão para mim não tem problema o problema é achar alguém que fale
francês(na minha cidade até que é bem fácil achar quem fale francês) e
espanhol

>2. Na guia Agendar - Opções básicas, alguns labels ficam truncados em
>português.

Isso não acontece comigo aqui em nehum tipo de resolução de 800x600
até 1280x1024 até uma resolução um pouco maior em um monitor de 17
polegadas.

>3. nesta mesma guia, o tab order está completamente disconexo, tem que
>navegar pelo mouse, pois pelo teclado pula campos.

Verdade o tab order bagunçou por completo, o motivo ? Deus sabe...
vou corrigir aqui...

>4. Achei um pouco desconfortável, receber mensagens de campos
>obrigatórios. A interface não mostra claramente isso, o usuário só fica
>sabendo se tentar fechar o form. Aí acontecem dois comportamentos:
>   a) pelo botão ok - avisa e não fecha
>   b) pelo form close icon - avisa e fecha
>   Se não há um botão Cancelar, o form close icon deveria ter essa
>função para sair sem salvar e se não quero salvar, não deveria validar.

Anotado... vou ver como adequar esta ergonomia.

>5. Embora a interface esteja muito bonita e caprichada, acho que muitos
>campos essenciais estão fora do alcance visual do usuário. Deveria haver
>a opção de redimensinamento da janela. Hoje trabalhamos com confortáveis
>1280/1024 e não justifica sofrer com um form pequeno com as coisas
>escondidas.

Como eu mencionei acima este comportamento não acontece comigo aqui,
eu tenho implementado uma classe para redimensionar elementos em uma
janela idempedente da resolução vou adicionar ao sistema e avaliar,
mas como para mim não vai fazer diferença já que esse comportamento
para, mim nunca jamais acontece, vou liberar em outro RC e daí se você
for tão gentil em testar seria uma boa.

>6. Se a proposta é de ficar no tray icon, deveria abrir com um siples
>clic ou duplo click esquerdo, e não, ter qu evocar o menu com o botão
>direito.

Putz todo mundo que licinciava o produto dizia exatamente o contrário
Nunca vai ter alguém contente !!
a)Se eu implementar com um simples clic:
Vou ter muitos mencionando que é desconfortável sempre que clicar no
tray icon o programa sempre aparecer.

b)se eu implementar com o esquerdo duplo clique ou mono clique vão me
pedir para implementar com o direito

c)se eu deixar como está sempre vai alguem que queira que eu mude para
uma das opções que você deu.

Você tem uma solucção para esta xarada?

>Esta última ação deveria servir apenas para utilizar as demais
>opções do menu. Lançar IBFieBackup também não é muito "Português" aqui
>no Brasil.

Lançar achei uma boa, todo mundo sabe o significado, você tem outra sugestão?

>7. Outras denominações, como "Iniciar um Restaure", e outras como
>"Iniciar Valida *L* ção" e "Mostrar Tra___sações no limbo" estão
>inapropriadas ou com erros de ortografia.

Erros ortográficos, ótimo sempre escapa algo sem querer !!! Estão corrigidos.

Agora inapropriados... difícil interpretar o que você quer dizer com isso
:-D

>8. Ajuda->Report de Qualidade, além de mescalar inglês/português, o
>ícone de um "bug" (inseto) não condiz com qualidade. "Informar/Relatar
>Bug/defeito" seria mais apropriado. Até bem pouco tempo, o verbo eportar
>não existia na língua portuguesa, não sei como está agora.

Anotado boa sujestão!. Estou modificando, mas as traduções dão
trabalho as vezes pode ser que aqui e acolá algo não fique de pronto
traduzido. Mas o inseto fica por lá.

>9. Ainda em "Opções básicas", os valores pré-preenchidos, se estão lá
>como exemplo, não dizem muita coisa, dando a impressão que ou alguém
>esqueceu de limpar, ou são valores de "fábrica" para informar à equipe
>de desenvolvimento que estamos usando o sistema.

São exemplos pro usuário se guiar.
Se eu deixar os campos em branco muitos vão pedir valores
pré-preenchidos para ajudar os "novatos" no software !!!

>10. menu Ferramentas->Opções não funciona,

Funciona !!! ele simplesmente te leva para a guia principal e
"desengaveta" o botão "opções básicas" se este se encontrar fechado.

>assim como o Report de Qualidade

Seu Outlook ou clinte de email está corretamente instalando ou
configurado? foi escrito para chamar o cliente de mail padrão.

>11. Ações->Fechar deveria minimizar para a bandeija, e deveria haver
>outro menu "Sair do IBFireBackup". O mesmo para o ícone de fechar.

Anotado, estou checando.

>Bem, como você deve ter percebido, não tenho muito o que fazer da
>vida... Ledo engano, na verdade estou com a cabeça cheia com uns
>processos meio complicados e, como de costume, uso a lista para aliviar
>um pouco (descansar carregando pedras). Aí pensei: Já que não contribuí
>no desenvolvimento, deixar eu dar minha contribuição em "Quality
>Assurance", afinal é o nosso Brasil lá fora representado por vocês.

Cara dor de cabeça, programas e problemas complicados todo mundo na
nossa profissão têm !!!

Agradeço muito a você quem dera que todos os usuários tivessem a mesma
participação, ajuda, envolvimento !!!

Imagine você se todo mundo que usa Firebird, que achasse um bug ou
problema fosse realmente lá no bugtrack do Firebird e desse a
descrição detalhada, sistema operacional, versão do Servidor e do FB
detalhes de como e onde o bug ocorre etc... Mas aqui no Brasil a
grande massa fica de braços cruzados e se basta em dizer esta m**** de
banco é cheia de bugs. Aguardando que outros façam e tal.
Se não sabe inglês com certeza sempre tem alguém que sabe e pode traduzir.
Acho que teríamaos softwres livres ou pelo menos o FB mais estável,
confiável se ouvesse mais ajuda por parte dos usuário finais
"desenvolvedores" como todos nós.

>Boa Sorte e Grande Abraço.

Sorte em dobro para você e um fraternal e sincero abraço agradecido !!!
Marcelo Fortes