[firebase-br] NOVO IBFireBackup VERSÃO 2.7.6.0 [RC1] GRATUITO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Eduardo Bahiense eduardo em icontroller.com.br
Ter Jul 22 16:50:57 -03 2008

Olá Marcelo

Baixei hoje a versão 2.7.6.0 e detectei o seguinte

1. Trocando para português, todos os alertas, tipo "set database
username", continuam em inglês.

2. Na guia Agendar - Opções básicas, alguns labels ficam truncados em
português.

3. nesta mesma guia, o tab order está completamente disconexo, tem que
navegar pelo mouse, pois pelo teclado pula campos.

4. Achei um pouco desconfortável, receber mensagens de campos
obrigatórios. A interface não mostra claramente isso, o usuário só fica
sabendo se tentar fechar o form. Aí acontecem dois comportamentos:
    a) pelo botão ok - avisa e não fecha
    b) pelo form close icon - avisa e fecha
    Se não há um botão Cancelar, o form close icon deveria ter essa
função para sair sem salvar e se não quero salvar, não deveria validar.

5. Embora a interface esteja muito bonita e caprichada, acho que muitos
campos essenciais estão fora do alcance visual do usuário. Deveria haver
a opção de redimensinamento da janela. Hoje trabalhamos com confortáveis
1280/1024 e não justifica sofrer com um form pequeno com as coisas
escondidas.

6. Se a proposta é de ficar no tray icon, deveria abrir com um siples
clic ou duplo click esquerdo, e não, ter qu evocar o menu com o botão
direito. Esta última ação deveria servir apenas para utilizar as demais
opções do menu. Lançar IBFieBackup também não é muito "Português" aqui
no Brasil.

7. Outras denominações, como "Iniciar um Restaure", e outras como
"Iniciar Valida *L* ção" e "Mostrar Tra___sações no limbo" estão
inapropriadas ou com erros de ortografia.

8. Ajuda->Report de Qualidade, além de mescalar inglês/português, o
ícone de um "bug" (inseto) não condiz com qualidade. "Informar/Relatar
Bug/defeito" seria mais apropriado. Até bem pouco tempo, o verbo eportar
não existia na língua portuguesa, não sei como está agora.

9. Ainda em "Opções básicas", os valores pré-preenchidos, se estão lá
como exemplo, não dizem muita coisa, dando a impressão que ou alguém
esqueceu de limpar, ou são valores de "fábrica" para informar à equipe
de desenvolvimento que estamos usando o sistema.

10. menu Ferramentas->Opções não funciona, assim como o Report de Qualidade

11. Ações->Fechar deveria minimizar para a bandeija, e deveria haver
outro menu "Sair do IBFireBackup". O mesmo para o ícone de fechar.

Bem, como você deve ter percebido, não tenho muito o que fazer da
vida... Ledo engano, na verdade estou com a cabeça cheia com uns
processos meio complicados e, como de costume, uso a lista para aliviar
um pouco (descansar carregando pedras). Aí pensei: Já que não contribuí
no desenvolvimento, deixar eu dar minha contribuição em "Quality
Assurance", afinal é o nosso Brasil lá fora representado por vocês.

Boa Sorte e Grande Abraço.

Eduardo